Um contexto, dois olhares

fotografias de natureza segundo José Juliani e Haruo Ohara

Autores

  • Richard Gonçalves André Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.v9i11.157

Palavras-chave:

José Juliani, Haruo Ohara, Natureza

Resumo

Ao longo da década de 1930, a cidade de Londrina esteve em processo de construção material e simbólico. Nesse contexto fronteiriço, os fotógrafos José Juliani e Haruo Ohara representaram a natureza de modos estritamente diferentes, embora pertencessem ao mesmo espaço e tempo: o primeiro alimentando visões de grandiosidade, fertilidade e prosperidade inerentes à região, ressaltando, também, a questão do progresso e da civilização; o segundo, por sua vez, malgrado não prescindisse dos lugares-comuns relacionados à fertilidade, chamava a atenção, ao mesmo tempo, para as dificuldades e reveses dessa natureza pródiga, mas, concomitantemente, hostil.

Biografia do Autor

Richard Gonçalves André, Universidade Estadual Paulista

Doutorado da Universidade Estadual Paulista. Professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ADUM, Sônia M. S. Lopes. Imagens do Progresso: Civilização e Barbárie em Londrina (1930 – 1960). Dissertação de Mestrado, UNESP, 1991.

ARIAS NETO, José Miguel. O Eldorado: Representações da Política em Londrina (1930-1975). Londrina, Ed. UEL, 1998.

ARRUDA, Gilmar. Cidades e Sertões: Entre a História e a Memória. Tese de Doutorado, UNESP. Assis, 1997.

ARRUDA, Maria Juliani. Juliani: um Homem, sua Máquina e a História de Londrina. Londrina: a autora, 1999.

BENJAMIN, Walter. “Pequena História da Fotografia” in: Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet, SP: Ed. Brasiliense,1989.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Trad. Fernando Tomaz, RJ: Bertrand Brasil, 2000.

BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte: Gênese e Estrutura do Campo Literário. SP: Cia. das Letras, 2001.

CARVALHO, Vânia Carneiro de. “A Representação da Natureza na Pintura e na Fotografia Brasileiras do Século XIX” in: FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: Usos e Funções no Século XIX. SP: Ed. USP, 1998.

GINZBURG, Carlo. O Queijo e os Vermes: o Cotidiano e as Idéias de um Moleiro Perseguido pela Inquisição. Trad. Maria Betânia Amoroso, SP: Cia. das Letras, 1987.

GINZBURG, Carlo. “Sinais: Raízes de um Paradigma Indiciário” in: Mitos, Emblemas, Sinais: Morfologia e História. TradFederico Carotti, SP: Cia. das Letras, 1989.

HARDMAN, Francisco Foot. Trem Fantasma: a Modernidade na Selva. SP: Cia. das Letras, 1988.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do Paraíso: os Motivos Edênicos no Descobrimento e Colonização do Brasil. SP: Brasiliense/Publifolha, 2000.

FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: Usos e Funções no Século XIX. São Paulo: Ed. USP, 1998.

IVANO, Rogério. Crônicas de Fronteira: Imagem e Imaginário de uma Terra Conquistada. Dissertação de Mestrado, UNESP. Assis, 2001.

KOSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ed. Ática, 1989.

LOSNAK, Marcos & IVANO, Rogério. Lavrador de Imagens: uma Biografia de Haruo Ohara. Londrina: Saulo Haruo Ohara, 2003.

ROLIM, Rivail Carvalho. O Policiamento e a Ordem: Históriasda Polícia em Londrina (1948 – 1962). Londrina: Editora da UEL, 1999.

SCHAMA, Simon. Paisagem e Memória. Trad. Hildegard Feist, SP: Cia. das Letras, 1996.

SIRINELLI, Jean-François. “Os Intelectuais” in: RÉMOND, René (org.). Por uma História Política. Rio de Janeiro: FGV, UFRJ, 1996.

SÜSSEKIND, Flora. O Brasil Não É Longe Daqui: o Narrador; a Viagem. SP: Cia. das Letras, 1990.

TOMAZI, Nelson Dacio. Norte do Paraná: Histórias e Fantasmagorias. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2000.

WILLIAMS, Raymond. O Campo e a Cidade na História e na Literatura. Trad. Paulo Henrique Britto, SP: Cia. das Letras, 1989.

Downloads

Publicado

11-01-2011

Como Citar

Gonçalves André, R. (2011). Um contexto, dois olhares: fotografias de natureza segundo José Juliani e Haruo Ohara. História Social, 9(11), 75–94. https://doi.org/10.53000/hs.v9i11.157