Um contexto, dois olhares

fotografias de natureza segundo José Juliani e Haruo Ohara

Autores/as

  • Richard Gonçalves André Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.v9i11.157

Palabras clave:

José Juliani, Haruo Ohara, Natureza

Resumen

Ao longo da década de 1930, a cidade de Londrina esteve em processo de construção material e simbólico. Nesse contexto fronteiriço, os fotógrafos José Juliani e Haruo Ohara representaram a natureza de modos estritamente diferentes, embora pertencessem ao mesmo espaço e tempo: o primeiro alimentando visões de grandiosidade, fertilidade e prosperidade inerentes à região, ressaltando, também, a questão do progresso e da civilização; o segundo, por sua vez, malgrado não prescindisse dos lugares-comuns relacionados à fertilidade, chamava a atenção, ao mesmo tempo, para as dificuldades e reveses dessa natureza pródiga, mas, concomitantemente, hostil.

Biografía del autor/a

Richard Gonçalves André, Universidade Estadual Paulista

Doutorado da Universidade Estadual Paulista. Professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2011-01-11

Cómo citar

Gonçalves André, R. (2011). Um contexto, dois olhares: fotografias de natureza segundo José Juliani e Haruo Ohara. História Social, 9(11), 75–94. https://doi.org/10.53000/hs.v9i11.157