Possibilidades de diálogo

classe e gênero

Autores

  • Ana paula Vosne Martins Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.n4/5.5245

Palavras-chave:

Classe, Gênero, História social

Resumo

Este artigo discute a questão das relações entre os conceitos de classe e gênero para a análise histórica. A partir dos debates entre marxistas e feministas e da influência do trabalho historiográfico de Thompson para a escrita da história social das mulheres, o objetivo é entender algumas das críticas endereçadas a Thompson sobre a experiência feminina no processo histórico da formação da classe operária, bem como discutir de que modo as relações de gênero estão presentes em alguns trabalhos mais recentes de Thompson.

Biografia do Autor

Ana paula Vosne Martins, Universidade Estadual de Campinas

Professora do departamento de História da Universidade Federal do Paraná e doutoranda em História Social pela Universidade Estadual de Campinas

Referências

ANDERSON, P. 1984. A crise da crise do marxismo. Introdução a um debate contemporâneo. São Paulo, Brasiliense.

BENHABIB, S. & CORNELL, D. (orgs.). 1993. Feminismo como crítica da modernidade. Releitura dos pensadores contemporâneos do ponto de vista da mulher. Rio de Janeiro, Rosa dos Tempos.

BOURDIEU, P. 1989. O poder simbólico. Lisboa, Difel.

BOURDIEU, P. 1995. “A dominação masculina.”, Educação e Realidade 20 (2), pp. 133-184.

DERRIDA, J. 1973. Gramatologia. São Paulo, Perspectiva.

HALL, C. 1988. “The tale of Samuel and Jemima: gender and working class culture in XIX century England.”, in (orgs.) KAYE, H.S. & McCLELLAND, K.

HILL, B. 1995. “Para onde vai a história da mulher?” Varia Historia, 14, Belo Horizonte, pp. 9-21.

HOBSBAWM, E. 1987. “Homem e mulher: imagens de esquerda”, in: Mundos do trabalho. Novos estudos sobre história operária. Rio de Janeiro, Paz e Terra.

HOLLANDA, H.B. (org.) 1992. Tendências e impasses. O feminismo como crítica da cultura. São Paulo/Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas/ Rosa dos Tempos.

KAYE, H.S. & McCLELLAND, K. 1988. E.P.Thompson: Critical perspectives. Philadelphia, Temple University.

NICHOLSON, L. 1994. “Feminismo e Marx: integrando o parentesco com o econômico”, in: BENHABIB, S. & CORNELL, D. (orgs.).

ROWBOTHAM, S. 1973. Hidden from History. Three hundred years of women’s opression and the fight against it. Londres, Pluto Press.

SAFFIOTTI, H. 1992. “Rearticulando gênero e classe social”, in: HOLLANDA, H.B. de. (org.).

SARGENT, L. (org.). 1981. Women and revolution. Boston, South End Press.

SCOTT, J. 1988. “Women in The Making of English Working Class”, in: Gender and the politics of History. Nova York, Columbia University Press.

SCOTT, J. 1990. “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”, Educação e Realidade, 16 (2).

SCOTT, J. 1992. “História das Mulheres.” in BURKE, P. (org.) A escrita da História. Novas perspectivas. São Paulo, Ed. Unesp.

SCOTT, J. 1994. “Prefácio a Gender and the politics of History”, Cadernos Pagu 3, pp. 11-27, Núcleo de Estudos de Gênero/Unicamp. (Trad. Mariza Corrêa).

SCOTT, J. & TILLY, L. 1978. Women, work and family. Nova York, Holt, Rinhehart & Winston.

STEPAN, N. 1992. “Raça e gênero: o papel da analogia na ciência” in HOLLANDA, H.B. (org.).

TAYLOR, B. 1983. Eve and the New Jerusalem. Socialism and feminism in the XIX century. Nova York, Pantheon Books.

THOMPSON, E.P. 1981. A miséria da teoria; ou um planetário de erros. Uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro, Zahar.

THOMPSON, E.P. 1987. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 3 vols.

THOMPSON, E.P. 1993. Customs in Commom. Studies in tradicional popular culture. Nova York, The New Press.

VARIKAS, E. 1994. “Gênero, experiência e subjetividade: a propósito do desacordo Tilly-Scott.” Cadernos Pagu 3, Núcleo de Estudos de Gênero/Unicamp.

Downloads

Publicado

21-12-2010

Como Citar

Martins, A. paula V. (2010). Possibilidades de diálogo: classe e gênero. História Social, (4/5), 135–156. https://doi.org/10.53000/hs.n4/5.5245