Thompson e a primeira geração dos Annales

uma abordagem comparativa a partir das noções de estrutura e processo em História

Autores/as

  • Ana Rosa Cloclet da Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.v4i4/5.105

Palabras clave:

Marc Bloch, Lucien Febvre, E. P. Thompson, Annales, Estrutura, Processo, Experiência

Resumen

Este artigo analisa comparativamente alguns textos de Marc Bloch, Lucien Febvre e E.P. Thompson, de modo a confrontar algumas de suas principais concepções teórico-metodológicas acerca da disciplina histórica. Uma especial ênfase é dada às noções de estrutura e processo, apresentadas nas obras desses historiadores, a partir das quais acreditamos ser possível apreender as principais semelhanças e divergências entre suas proposições. Mais que sugerir uma provável interferência da historiografia dos Annales no pensamento do historiador marxista inglês, esta discussão visa a apontar a relevância de uma reflexão articulada dessas duas propostas historiográficas.

Biografía del autor/a

Ana Rosa Cloclet da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas

Citas

ABELOVE, H. 1982 “E.P. Thompson. The Poverty of Theory”, History and Theory. Studies in the Philosophy of History, vol. XXI, n. 1.

BLOCH, M. 1982. A Sociedade Feudal. Lisboa, Edições 70.

BLOCH, M. 1965. Introdução à História. Lisboa, Publicações Europa-América.

BURGUIÈRE, A. 1993. “La notion de “mentalités” chez Marc Bloch et Lucien Febvre: deux conceptions, deux filiations”, Revue de Synthèse, 111-112, jul-dez.

BURKE, P. 1978. “Reflections on the Historical evolution in France: The Annales School and British Social History”, Review, vol. 1, n. 3/4. Inverno-verão.

BURKE, P. 1992. A Escola dos Annales, 1929-1989. São Paulo, Unesp.

FEBVRE, L. s/d. (a). O Problema da Descrença no Século XVI: a religião de Rabelais. Lisboa, Início.

FEBVRE, L. s/d. (b). “Contra duas filosofias oportunistas da história: de Spengler a Toynbee”, in: Mota, C.G. (org.) Febvre, São Paulo, Ática.

KAYE, H.J. 1989. “Los Historiadores Marxistas Britanicos”, Ciencias Sociales.

LE GOFF, J. 1993 A História Nova. São Paulo, Martins Fontes.

MOTA, C. G. (org.). s/d. Febvre.São Paulo: Ática. (Coleção Grandes Cientistas Sociais).

THOMPSON, E.P. 1981. A Miséria da Teoria ou um Planetário de Erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro, Zahar.

THOMPSON, E.P. 1987. A Formação da Classe Operária Inglesa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 3 vols.

THOMPSON, E.P. s/d. “Tiempo, Disciplina de Trabajo y Capitalismo Industrial”, in: Tradición, Revuelta y Cosciencia de Clase. Estudios sobre la crisis de la sociedad preindustrial. Barcelona, Editorial Critica.

THOMPSON, E.P. 1972. “Antropology and the discipline of historical context”, Midland History, vol. 1, n. 3, primavera, pp. 41-45.

Publicado

2010-12-21

Cómo citar

Silva, A. R. C. da. (2010). Thompson e a primeira geração dos Annales: uma abordagem comparativa a partir das noções de estrutura e processo em História. História Social, 4(4/5), 91–134. https://doi.org/10.53000/hs.v4i4/5.105