A fotografia eloqüente

arte e política em Rodchenko

Autores

  • Erika Zerwes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.v11i13.214

Palavras-chave:

Fotografia, Política, Vanguarda soviética

Resumo

Este artigo parte de quatro textos sobre o fazer fotográfico, publicados por Aleksandr Rodchenko na revista Novyi Lef durante o ano de 1928, para compreender como o artista considerava possível a união, em sua fotografia, das práxis artística e política.

Biografia do Autor

Erika Zerwes, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas.

Referências

DABROWSKI, Magdalena (et. al.). Alexander Rodchenko: Painting, Drawing, Collage, Design, Photography. New York: Museum of Modern Art, 1999.

DICKERMAN, Leah. Camera Obscura: Socialist Realism in the Shadow of Photography. October Magazine, n. 93, verão 2000.

KHAN-MAGOMEDOV, S. O. Rodchenko: The Complete Work. London: Thames and Hudson, 1986.

LAVRENTIEV, Aleksandr. AleksandrRodchenko, Experiments for the Future. New York: Museum of Modern Art, 2005.

LAWTON, Anna e EAGLE, Herbert (orgs.). Words in Revolution: Russian Manifestoes 1912-1928. Washington: New Academia Publishing, 2004.

PHILLIPS, Christopher (org). Photography in the Modern Era. New York: The Metropolitan Museum of Art/Aperture, 1989.

Downloads

Publicado

13-01-2011

Como Citar

Zerwes, E. (2011). A fotografia eloqüente: arte e política em Rodchenko. História Social, 11(13), 139–149. https://doi.org/10.53000/hs.v11i13.214