A fotografia eloqüente
arte e política em Rodchenko
DOI:
https://doi.org/10.53000/hs.v11i13.214Palavras-chave:
Fotografia, Política, Vanguarda soviéticaResumo
Este artigo parte de quatro textos sobre o fazer fotográfico, publicados por Aleksandr Rodchenko na revista Novyi Lef durante o ano de 1928, para compreender como o artista considerava possível a união, em sua fotografia, das práxis artística e política.
Referências
DABROWSKI, Magdalena (et. al.). Alexander Rodchenko: Painting, Drawing, Collage, Design, Photography. New York: Museum of Modern Art, 1999.
DICKERMAN, Leah. Camera Obscura: Socialist Realism in the Shadow of Photography. October Magazine, n. 93, verão 2000.
KHAN-MAGOMEDOV, S. O. Rodchenko: The Complete Work. London: Thames and Hudson, 1986.
LAVRENTIEV, Aleksandr. AleksandrRodchenko, Experiments for the Future. New York: Museum of Modern Art, 2005.
LAWTON, Anna e EAGLE, Herbert (orgs.). Words in Revolution: Russian Manifestoes 1912-1928. Washington: New Academia Publishing, 2004.
PHILLIPS, Christopher (org). Photography in the Modern Era. New York: The Metropolitan Museum of Art/Aperture, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 História Social
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.