Um panorama sobre as mudanças técnicas e as transformações de sensibilidade nas fotografias de guerra entre 1854 e 1938
DOI:
https://doi.org/10.53000/hs.v16i22/23.1208Palavras-chave:
Regimes de visualidade, Fotografia de guerra, FotojornalismoResumo
Este artigo intenta traçar um panorama das modificações técnicas e de sensibilidades – do olhar, da estética, de um regime de visualidade – que ocorreram entre as primeiras experiências de registrar guerras por meio da fotografia. Parte-se de Roger Fenton na Guerra da Criméia, indo até a Guerra Civil Espanhola, com Robert Capa – que foi considerado pela revista inglesa como o “maior fotógrafo de guerra do mundo” em 1938.
Referências
BECK, Tom.David Seymour (Chim) . London: Phaidon Press, 2005.
CLARKE, Graham.Alfred Stieglitz . London, New York: Phaidon, 2006.
FREUND, Gisèle. La Fotografía Como Documento Social. Barcelona: Gustavo Gili, 2004.
FRIZOT, M. (ed).The New History of Photography . Köln: Köneman, 1998.
GOLDBERG, Vicki.The Power of Photography, how photographs changed our lives. New York: Abbeville Press, 1991.
HOOD, Robert E.12 At War, Great photographers under fire. New York: G. P. Putnam’s Sons, 1967.
HÜPPAUF, Bernd. “Experiences of Modern Warfare and the Crisis of Representation”. New German Critique , nº 59 (spring – summer, 1993).
LEMAGNY, Jean-Claude; ROUILLE, Andre (ed). Histoire de la Photographie. Paris: Larousse, 1998.
LEWINSKI, Jorge.The Camera at War: a history of war photography from 1848 to the present day. London: Octopus Books, 1986.
MORRIS, John G.Get The Picture, A personal history of photojournalism. Chicago and London: University of Chicago Press, 2002.
NEWHALL, Beaumont. The History of Photography. New York: The Museum of Modern Art, 1982.
RITCHIN, Fred. Close Witnesses, The involvement of the photojournalist. In: FRIZOT, M. (ed). The New History of Photography. Köln: Köneman, 1998.
TRACHTENBERG, Alan.Reading American Photographs, images as history, Mathew Brady to Walker Evans. New York: Hill and Wang, 1989.
WHELAN, Richard. ¡Esto Es La Guerra! Robert Capa en acción. Barcelona, New York, Göttingen: Museu Nacional d’Art de Catalunya /International Center of Photography / Steidel, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 História Social
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.