Gonçalves Dias

um crítico teatral dividido entre o teatro e o circo

Autores

  • Silvia Cristina Martins de Souza

DOI:

https://doi.org/10.53000/hs.v7i8/9.372

Palavras-chave:

Crítica teatral, História e circo

Resumo

Este artigo é uma análise que toma a literatura como testemunho histórico utilizando-se de alguns textos de crítica teatral escritos por Gonçalves Dias para o Correio Mercantil, Entre os anos de 1849 e 1850, buscando investigar as relações entre palco e picandeiro.

Referências

ABREU, Martha. O Império do Divino: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro (1830- 1900). Campinas. Unicamp. Tese de Doutorado. 1996.

ALENCAR, José de. Sonhos D'Ouro. Rio de Janeiro. Saraiva. 1960.

AREAS, Vilma. Na Tapera de Santa Cruz: uma leitura de Mar­ tins Pena. São Paulo. Martins. 1992.

ASSIS, Machado de . Obra Com­ pleta. Rio de Janeiro. Jackson. 1942.

BASTOS, Souza. Coisas de Tea­ tro. Lisboa. Bertrand. 1898.

BLAKE, Sacramento Blake. Dicio­ nário Bibliográfico Brasileiro. Rio de Janeiro, Tipografia Nacional. 1883. vol I.

CAETANO, João. Lições Dramá­ ticas. Rio de Janeiro. Jullius Villeneuve. 1862.

CANDIDO, Antonio. A Crônica. Campinas.Editora da Unicamp. 1993.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 1973.

CARVALHO, José Murilo de. A Construção da Ordem. A Elite do Império. Rio de Janeiro. Campus. 1980.

COXE, Antony D. Hippiley Coxe. "Equestrian drama and the Circus" in Perfomance and Politics in Popular Drama. Londres. Cam­ bridge University Press. 1980.

DUARTE, Regina Horta. Noites Circenses: espetáculos de circo e teatro em Minas Gerais no séc XIX. Campinas. Unicamp. Tese de Doutorado. 1993.

FRANCHETTI, Paulo. "A Poesia Romântica". in América Latina: palavra, literatura e cultura. PIZARRO, Ana (org.). Campinas. Editora da Unicamp. 1994

MEYER, Marlyse. Folhetim: uma história. São Paulo. Companhia das Letras. 1996.

NEVES, Lúcia Maria Bastos. "In­ telectuais Brasileiros nos oitocen­tos: a constituição de uma "famí­lia" sob a proteção do poder impe­ rial" in O Estado como Vocação: idéias e práticas políticas no Bra­sil oitocentista. Rio de Janeiro. Access. 1999.

PEREIRA, Lúcia Miguel Pereira. A Vida de Gonçalves Dias. Rio de Janeiro. José Olympio. 1943.

PRADO, Décio de Almeida Prado. João Caetano: o ator, o empresá­ rio, o repertório. São Paulo. Perspectiva. 1995.

PRADO, Décio de Almeida Prado. Teatro de Anchieta a Alencar. São Paulo. Perspectiva. 1993.

SOUZA, Sílvia Cristina Martins de. As Noites do Ginásio: teatro e tensões culturais na Corte (1832- 1868). Campinas. Unicamp. Tese de Doutorado. 2000.

THOMPSON, E.P. "Patricians e Plebs". in Customs em Common. N.Y. New Press. 1993.

WEHLING, Arno. "As Origens do IHGB". in RIHGB. R.J. 338:7-16, 1993.

Downloads

Publicado

09-01-2011

Como Citar

Souza, S. C. M. de. (2011). Gonçalves Dias: um crítico teatral dividido entre o teatro e o circo. História Social, 7(8/9), 105–128. https://doi.org/10.53000/hs.v7i8/9.372