Visões do mundo exterior: imagens africanas e percepções européias nas revistas ilustradas brasileiras do início do século XX

Autores

  • Rogério Souza Silva Uneb; Uesc

Resumo

  Este artigo pretende discutir a respeito do conjunto de representações existentes nas revistas ilustradas brasileiras do início do século XX, onde elas procuravam criar imagens nas quais a palavra civilização aparecia como sinônimo de Ocidente , modernidade e progresso. Um dos fatores mais relevantes dessa temática é que muitas das noções de civilização aplicadas pelos europeus no mundo colonial de então foram amplamente usadas por uma parte significativa dos letrados brasileiros, para entender as questões próprias do país.

Biografia do Autor

Rogério Souza Silva, Uneb; Uesc

Mestre em História e Cultura pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-FHDSS), professor de História da América na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Autor de:

Antônio Conselheiro: A fronteira entre a civilização e a barbárie . São Paulo: Annablume, 2001. (Coleção Estudos Universitários).

 

Downloads

Como Citar

Silva, R. S. (2011). Visões do mundo exterior: imagens africanas e percepções européias nas revistas ilustradas brasileiras do início do século XX. História Social, (11), 227–252. Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/rhs/article/view/172

Edição

Seção

Dossiê