A coleção Perfis Brasileiros
um estudo da biografia no mercado editorial brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.53000/hs.v15i21.914Palavras-chave:
Biografia, História, Mercado editorial brasileiroResumo
O objetivo deste texto é estudar de que maneira está sendo trabalhada a biografia no mercado editorial brasileiro, tendo por base a coleção Perfis Brasileiros, publicada pela Editora Companhia das Letras, a partir de 2006, e que conta atualmente com 11 títulos. Procura-se analisar de que maneira os autores dos textos procuraram apreender as discussões sobre história e biografia, por meio do estudo das biografias de D. Pedro II, escrita por José Murilo de Carvalho, e de Getúlio Vargas, escrita por Boris Fausto.
Referências
ALONSO, A. Joaquim Nabuco: os salões e as ruas. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CARVALHO, J. M. D. Pedro II: ser ou não ser. 3ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
COSTA E SILVA, A. Castro Alves: um poeta sempre jovem. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
DIACON, T. A. Rondon: o marechal da floresta. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
DORATIOTO, F. General Osório: a espada liberal do Império. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
FAUSTO, B. Getúlio Vargas: o poder e o sorriso. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
LUSTOSA, I. D. Pedro I: um herói sem nenhum caráter. 1ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
MELLO, E. C. Nassau: governador do Brasil holandês. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
MELLO E SOUZA, L. Cláudio Manuel da Costa: o letrado dividido. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SANTOS, J. F. Leila Diniz: uma revolução na praia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
VAINFAS, R. Antônio Vieira: jesuíta do rei. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 História Social
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.